Trabalhista | Civil | Empresarial | Previdenciário | Criminal - Atendimento e assistência às pessoas físicas e jurídicas - Contato: (11) 2221-4255|maximiliano@aasp.org.br

Principais causas de ações contra instituições financeiras

Principais causas de ações contra instituições financeiras

O Brasil vive um estado de crise econômica há alguns anos, perceptível no crescimento limitado e no baixo poder de compra dos brasileiros. Em contrapartida as instituições financeiras permanecem superando anualmente os seus próprios recordes de lucratividade.

Sem dúvidas há um sistema em que os bancos têm uma posição de privilégio, enquanto os consumidores estão do lado mais fraco. Muitas vezes estes lucros são somados de forma irregular e o cliente tem todo o direito de cobrar judicialmente por eles.

Por este motivo pensamos ser importante conhecer quais as principais causas de ações contra as instituições financeiras. Assim, você pode se resguardar com os contratos e serviços oferecidos e identificar as irregularidades que podem estar acontecendo na sua conta. Os principais erros são agrupados em relação ao atendimento, legitimidade de operações e transações, sigilo e segurança.

Juros abusivos

A maior parte da rentabilidade das instituições financeiras é oriunda dos juros que são cobrados de seus clientes. Eles estão presentes em todas as transações realizadas, desde o cheque-especial, cartão de crédito, movimentação de contas, financiamentos e diversos outros serviços. A grande questão é que muitas vezes a taxa de juros cobrada está muito acima do que deveria e é permitido. O cliente deve estar atento para poder ter os seus direitos garantidos.

Cobranças indevidas

Com certeza já aconteceu com você, as instituições financeiras quase sempre realizam cobranças indevidas em sua conta. As principais ocorrências são cobranças em faturas de cartão de crédito de valores que deveriam ser estornados e também duplicidade de lançamentos.

Ainda acontecem débitos da conta corrente ou poupança que não foram autorizados pelos clientes e a cobrança indevida de tarifa de serviços, que também tem preços abusivos. Este é um dos erros que os clientes menos percebem e que precisão redobrar a atenção.

Cartões de crédito

Ter um cartão de crédito pode facilitar muito a vida cotidiana, principalmente para o pagamento de pequenas e grandes compras. A praticidade muitas vezes pode sair cara por causa do tamanho da dor de cabeça que provoca. É muito comum o não reconhecimento de pagamento de fatura de cartão de crédito.

Você faz o processo de pagamento normal e recebe a informação da efetivação, mas dias depois acontece um retorno indevido e o cliente não percebe. Tudo isso cria uma bola de neve de juros exorbitantes no mês seguinte.

Clonagem de cartões

Nos noticiários ouvimos quase que diariamente sobre casos de clonagem de cartão, crédito ou débito. Quadrilhas especializadas implantam dispositivos nos caixas eletrônicos para usurpar informações ou hackers trabalham para romper com a segurança digital.

No meio disso acontecem compras não reconhecidas feitas com eles. De quem é a responsabilidade por zelar pela segurança de seus dispositivos eletrônicos? As instituições financeiras, e elas devem ser cobradas por isso.

Cheque especial

Um dos maiores pavores dos clientes de bancos é entrar em cheque especial, pois os juros ali cobrados são muito abusivos. Se for possível, evite. Contudo, aquele que precisaram fazer uso dele devem ter muita atenção ao que está sendo cobrado e as negociações que podem ser feitas junto ao banco. Nesta hora as cobranças são acachapantes e muitas delas não deveriam ser feitas. Por este motivo, esteja atento aos seus direitos.

Dúvidas ou comentários? Entre em contato conosco através do site. Nossos profissionais são os mais bem qualificados para melhor atendê-los.

By |2019-03-27T16:52:08-03:00março 27th, 2019|Civil|0 Comentários

Deixar Um Comentário